Share
É comum sentir vergonha de não conseguir engravidar logo. Isso ocorre porque somos criados com a ideia de que devemos casar e ter filhos.
Se não fazemos isso, é como se não fossemos normais. Por isso, muitas sentem vergonha de assumir que demoraram anos para conseguir engravidar.
Ouvimos “engravidei por acidente”, “aconteceu na primeira vez”, como se fosse uma espécie de troféu de masculinidade e feminilidade. 
Mas não costumamos ouvir “demorei 2 anos pra engravidar”… Por que? Não acontece com ninguém, só com você? 
Na verdade, acontece com muitas outras! Mas as pessoas não contam isso porque sentem vergonha. Afinal, somos bombardeados com informações sobre métodos para evitar bebês como se engravidar fosse a coisa mais fácil do mundo. 
Acabamos com a sensação de que logo que pararmos, iremos engravidar. Mas não é bem assim…
Se você sente vergonha de expor sobre a sua vontade, sobre como é doloroso passar por isso tudo, respeite seus sentimentos.
 Mas, tente não se isolar completamente. Amigos verdadeiros podem tornar sua caminhada menos dolorosa e nunca irão te julgar por se sentir dessa ou daquela forma porque eles te amam e certamente se sentirão felizes em te ajudar… Pense nisso…
Share

4 thoughts on “Você sente vergonha dos outros?”

  1. Não acho que é questão de vergonha.
    É mais a questão de comentários inapropriados… Por mais que as pessoas achem que estão ajudando… As vezes só atrapalham.

    "Relaxa que logo que você engravida!"
    "Está lhe faltando fé…"
    "Você está fazendo direito?"
    "Já descobriu qual é o seu problema?"

    E tantos outros…

  2. Antes de mais nada, obrigada por participar!
    Muita gente não tem conhecimento sobre o assunto, e também não faz muita questão de saber como é doloroso ouvir esse tipo de coisa.. Outras, a gente observa que fazem por maldade mesmo… mas, o jeito é relevar e buscar apoio em quem entende, né? Se precisar, pode contar comigo, viu?

  3. Aconteceu comigo duas vezes já, passei por dois abortos e posso garantir que nn foi fácil, as pessoas começam a te olhar meio que estranho, as vezes nem é mais vc pensa que todos olham pra vc pensando tipo " pq será que acontece isso com ela?" Será que ela tem algum problema?" … Enfim meu marido já passou por um processo de um câncer… E não é fácil depois de duas tentativas frustrantes 🙁 a minha primeira gestação perdi quando estava com 24 semanas de gestação e a outra com 8/9 semanas. Aí as pessoas vem com comentários "vc já foi ao médico?" "Já fez tratamento?" " será que é pelo problema do seu marido?" 😓😭 Comentários inapropriados sabe! Não é fácil, mais ninguém entende que nessas horas preferimos que ninguém fale nada pq nn queremos ouvir, ou até mesmo se nn comentamos é pq nn queremos comentar sobre o assunto. As vezes me sito até egoísta sabe, pq quando vejo alguém próximo de mim engravidar fico com uns pensamentos estranhos, Feliz porém com muitas perguntas em minha cabeça, tipo Poxa ela conseguiu e fazia tudo de errado, n era fiel ao marido,era depravada, dava confiança pra todos os homens… Aff sei que nn tem nada ver, pq eu sei que Deus sabe o faz. Por isso que eu acho q as vezes fico sendo egoísta. Tipo minha cunhada tbm, viu que sofri e vive mandando vídeo da bb dela pra mim, nn me importo sabe, minha minha dindinha linda, mais nn entendo pq aquilo me machuca, tbm acho q ela nn faz de maldade sabe. As vezes só quero esquecer tudo e me isolar, esquecer até de tentar, que eu quero novamente ter um bb. Tento esquecer mais nn é fácil 😭 pq quando perguntam a mim eu falo " não estou tentando" "estou me previnindo" mais nn estou nn! Só nn quero dizer a ninguém ! Nn é fácil.

  4. Obrigada por sua participação!
    Espero que o blog te ajude de alguma forma a se sentir melhor! Você comenta sobre assunto de outros posts. Aborto, não contar para os outros, etc. Sugiro olhar no arquivo do blog os posts anteriores.
    E… Não desanime! Seu bebezinho vai chegar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *